Aos poucos vamos conhecendo mais detalhes sobre o hiperdesportivo que a Aston Martin está a preparar em colaboração com a Red Bull Racing e, de cada vez, vamos ficando mais fascinados e impacientes com o que se prepara. O último e mais "sonoro" anúncio é que, apesar da elevada carga aerodinâmica que o AM-RB 001 (nome de código) terá, a velocidade máxima deverá rondar os 400 km/h!
Apesar de a procura por este carro cujo preço ultrapassará os… três milhões de euros estar a ser quatro vezes superior à produção prevista, a Aston Martin prossegue uma "tournée" mundial para o apresentar a potenciais interessados. E foi seguindo algumas provas do Mundial de Fórmula 1, tendo estado em Singapura, no Japão e no Abu Dhabbi, contando até, neste último, com a presença de Max Verstappen.
Porque o AM-RB 001 terá tudo a ver com a F1, ou não estivesse a ser projectado por Adrian Newey, em conjunto com o director de "design" da marca, Marek Reichman que tem feito a apresentação do conceito. E, na sua base, está a relação peso/potência de 1 kg/cv, com 1000 cavalos para apenas 1000 kg.
Numa entrevista à revista australiana "Motoring", Reichman fez algumas revelações interessantes. Para começar, a sigla AM-RB 001 é só um código de projecto, este hiperdesportivo terá um nome "muito sexy". O acesso ao habitáculo será feito por portas de "asa de gaivota" com abertura eléctrica. E o condutor ou passageiro poderão entrar de pé e baixar-se ou sentar-se no chassis e rodar as pernas para dentro do carro. "Por incrível que possa parecer, este carro foi pensado para poder ser usado por uma senhora de mini-saia!".
Mais interessante foi a revelação no que à mecânica diz respeito. O hiperdesportivo da Aston Martin/Red Bull terá, na traseira, um V12 atmosférico de 6 a 7 litros de cilindrada que atingirá as 9500 rpm. "A capacidade definitiva ainda não está decidida". Além disso, terá uma ajuda híbrida, uma espécie de sistema KERS como o que era usado na F1 que acumula energia eléctrica e que pode, ao toque num botão, dar um "boost" instantâneo de mais 80 cv.
Com isto, Reichman confia que serão atingidas "performances" incríveis! "A velocidade máxima irá aos 400 km/h e até já temos um tempo projectado para a volta ao Nürburgring, embora não o possa divulgar…". Mas diz que este será um carro que poderá competir com um Fórmula 1 numa pista, podendo atingir forças de 4,5 G em curva! Já na estrada, o AM-RB 001 terá um revolucionário sistema que lhe permitirá manter uma altura ao solo constante, confiando numa câmara que vai lendo todas as variações do piso.
Já se sabia que a Aston Martin apenas irá construir 150 unidades deste hiperdesportivo na versão de estrada, começando as entregas em 2019. Ficou também a saber-se que está a ser desenvolvida uma variante para pista, de que serão construídas 25 unidades!